sábado, 26 de abril de 2008

XXIII Festival Coreográfico de Folclore Portugués

   Fue realizado el sábado 19 de abril en el Centro Marítimo de Venezuela, en Turumo. Luego escribiremos un artículo donde se hable acerca de la situación del Folclore Venezolano que necesita una atención especial. Así que esta vez solo les dejaré los resultados y los videos de los 13 grupos participantes que fue facilitado por el blog http://ruaslusitanas.blogspot.com. ¡Muchas gracias!

 

Grupos por orden de presentación

 

Grupo Folclórico Luso Venezolano del Estado Vargas

 

G.F. Danzas Internacionales Dos Patrias

 

 

A.C. Grupo Folklórico Os Lusiadas

 

G.F. Luso Venezolano Encantos de Portugal

 

R.F. Saudades Casa Portuguesa Carabobo

G.F. Centro Social Madeirense

 

G.F. Renascer Lusitano

G.F. Da Nossa Mocidade

G.F. Luso Venezolano a Madeira e um Jardim

 

G.F. Centro Portugués de Guayana

A.C.G.F. Os Navegantes de Aragua

G.F. Dancas e Cantares de Portugal Pto. la Cruz

G.F. Centro Socio Cultural Virgen de Fátima

Resultados

1. G.F. Renascer Lusitano

2. G.F. Centro Social Madeirense

3. G.F. Centro Portugués de Guayana

4. A.C. Grupo Folklórico Os Lusiadas

5. G.F. Danzas Internacionales Dos Patrias

6. G.F. Luso Venezolano Edo. Vargas

7. R.F. Saudades Casa Portuguesa Carabobo

8. G.F. Luso Venezolano Encantos de Portugal

9. G.F. Centro Socio Cultural Virgen de Fátima

10. G.F. Dancas e Cantares de Portugal Pto. la Cruz

11. G.F. Luso Venezolano a Madeira e um Jardim

12. A.C.G.F. Os Navegantes de Aragua

13. G.F. Da Nossa Mocidade

lunes, 14 de abril de 2008

Encontro Madeirense em Novembro

Jean Carlos de Abreu (deabreujean@gmail.com)

   No passado dia 6 de Abril, foi levado a cabo, no Centro Luso-Venezuelano de La Victoria, estado Aragua, a primeira reunião de preparação para o 14.º Encontro de Folclore Madeirense, onde se discutiram as normas pelas quais se vai reger a actividade cultural a realizar-se no próximo dia 2 de Novembro.
   Catorze dos 17 grupos folclóricos convidados participaram na reunião. Os participantes votaram pela modificação das normas expostas pelo grupo anfitrião e propuseram algumas medidas para um melhor desempenho da actividade. Representantes dos diferentes grupos luso-venezuelanos referiram que o júri deverá "sancionar aqueles grupos que não cheguem à hora assinalada pelo anfitrião assim como também aqueles que não estejam vestidos com os trajes típicos durante o encontro folclórico". venezuela8edi253
Foi ainda debatido o número de danças a interpretar, o empréstimo de membros de outros grupos, a avaliação do júri, os reconhecimentos e as sanções às quais os grupos estarão submetidos.
O director do grupo Da Nossa Mocidade, Duarte Macedo, solicitou o número de telefone de outros grupos que promovem o folclore português em terras de Bolívar para convidá-los à participação.
   "O encontro foi feito com a intenção de convivermos todos juntos", reiterou Macedo, assegurando que os grupos luso-venezuelanos têm todos o mesmo fim, que é "propagar e preservar as tradições dos seus familiares em solo alheio". Foi ainda anunciada, pela coordenadora do grupo folclórico do centro Luso-Venezuelano de Los Valles del Tuy, Sandra da Corte, a fusão do grupo Primavera e Valles del Tuy num só grupo. Disse que estes representarão a comunidade e a associação lusitana que se encontram nessa zona.

Prémios para todos
Os representantes do grupo Da Nossa Mocidade, anfitriãs do 14.º Encontro de Folclore Madeirense, informaram que existem prémios para o primeiro, segundo e terceiro lugares em traje típico, voz masculina e feminina, grupo musical, coreografia e originalidade, para além da designação da madrinha do encontro. Cada grupo executará três danças, num tempo não superior a 12 minutos.

Fuente: http://www.correiodevenezuela.com/Venezuela.php?IdVenezuela=1852&Leyenda=253