lunes, 14 de abril de 2008

Encontro Madeirense em Novembro

Jean Carlos de Abreu (deabreujean@gmail.com)

   No passado dia 6 de Abril, foi levado a cabo, no Centro Luso-Venezuelano de La Victoria, estado Aragua, a primeira reunião de preparação para o 14.º Encontro de Folclore Madeirense, onde se discutiram as normas pelas quais se vai reger a actividade cultural a realizar-se no próximo dia 2 de Novembro.
   Catorze dos 17 grupos folclóricos convidados participaram na reunião. Os participantes votaram pela modificação das normas expostas pelo grupo anfitrião e propuseram algumas medidas para um melhor desempenho da actividade. Representantes dos diferentes grupos luso-venezuelanos referiram que o júri deverá "sancionar aqueles grupos que não cheguem à hora assinalada pelo anfitrião assim como também aqueles que não estejam vestidos com os trajes típicos durante o encontro folclórico". venezuela8edi253
Foi ainda debatido o número de danças a interpretar, o empréstimo de membros de outros grupos, a avaliação do júri, os reconhecimentos e as sanções às quais os grupos estarão submetidos.
O director do grupo Da Nossa Mocidade, Duarte Macedo, solicitou o número de telefone de outros grupos que promovem o folclore português em terras de Bolívar para convidá-los à participação.
   "O encontro foi feito com a intenção de convivermos todos juntos", reiterou Macedo, assegurando que os grupos luso-venezuelanos têm todos o mesmo fim, que é "propagar e preservar as tradições dos seus familiares em solo alheio". Foi ainda anunciada, pela coordenadora do grupo folclórico do centro Luso-Venezuelano de Los Valles del Tuy, Sandra da Corte, a fusão do grupo Primavera e Valles del Tuy num só grupo. Disse que estes representarão a comunidade e a associação lusitana que se encontram nessa zona.

Prémios para todos
Os representantes do grupo Da Nossa Mocidade, anfitriãs do 14.º Encontro de Folclore Madeirense, informaram que existem prémios para o primeiro, segundo e terceiro lugares em traje típico, voz masculina e feminina, grupo musical, coreografia e originalidade, para além da designação da madrinha do encontro. Cada grupo executará três danças, num tempo não superior a 12 minutos.

Fuente: http://www.correiodevenezuela.com/Venezuela.php?IdVenezuela=1852&Leyenda=253

No hay comentarios: